quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comilança na Croácia

Sol, praia e comida boa! Alguém quer mais alguma coisa da vida?
Em minha viagem à Croácia, fui no restaurante Konoba Menego, que fica na ilha de Hvar. Quem descobriu o restaurante foi um amigo meu que é um restauranteur em São Paulo. E lá fomos nós ver o que os Croatas têm a oferecer! O restaurante é um lugar de tapas típicos da Croácia administrado por uma família local, que tem uma vinícola na região. Eles abriram o restaurante em 1999 depois de restaurar uma antiga taverna que pertencia à família. A proposta é oferecer comidas típicas da região da dalmácia.

Queijos e frios típicos da região
Quando chegamos lá, vimos o menu (que, curuiosamente, tinha um formato meio duvidoso), mas decidimos pedir um pouco de tudo e deixamos a critério do restaurante nos trazer o que era mais típico. Não poderíamos ter feito escolha melhor!

Chegou à nossa mesa uma série de tapas, um mais gostoso que o outro! O prato de frios típicos da região vinha com azeitonas, o presunto da dalmácia (que é um item essencial na lista do que comer na Croácia e que não perde em nada para o parma ou jamon espanhol), queijo de cabra amadurecido no azeite e queijo de ovelha.

Além disso, chegaram ao nosso deleite os pratos de anchovas, salada de polvo, um prato especial da casa (que vinha com cevada, vegetais e presunto - super bem temperado, delicioso, o meu favorito), pão recheado com anchovas e berinjela e abobrinha marinados. 

Prato de cevada, presunto e legumes: o meu favorito

Salada de polvos

Anchovas

Abobrinhas e berinjelas

Pão recheado com anchovas

Presunto dalmaciano: imperdível
O almoço acompanhou vinho produzido localmente e limonada caseira. De sobremesa, comemos os figos "bêbados", que vêm com regados em bebida e amêndoas e uns outros docinhos típicos. Uma delícia! Saí de lá feliz da vida por ter experimentado uma comida típica e tão gostosa. Quando for à Croácia, não deixe de comer o presunto dalmaciano e os peixes que existem por lá. Valem muito a pena! 

Doces croatas típicos

Um agradecimento especial ao meu amigo Antônio que, apesar de todo o bullying, mora no meu coração.


Flá







Nenhum comentário:

Postar um comentário